sábado, 15 de setembro de 2007

Um resumo perfeito!


Hoje, e pela 2ª vez neste blog, fala-se um pouco mais desta profissão que é a Terapia Ocupacional, como forma de a dar a conhecer cada vez mais a toda a gente! Já tivemos em menos de um dia cerca de 25 visitas e espero que todas elas tenham ganho por terem passado por cá. Encontrei hoje um artigo que achei importante para partilhar convosco, visto completar aquilo que vos tentei transmitir ontem. Espero que vos diga tanto como me disse a mim! Vou então passar a transcreve-lo:

"Terapia Ocupacional » A História de uma Profissão em Expansão

Dra. Andrea Pinto – Terapeuta Ocupacional
Data: 2006-03-28

Desde os inícios da história que a ocupação faz parte integrante do ser humano e foi através dela que este se desenvolveu. A Terapia Ocupacional desenvolve-se baseada num conceito central – A Ocupação como meio de tratamento. Na realidade, ao longo da história da Humanidade constata-se que sempre foi dado especial relevo ao uso de ocupações como meio de tratar os doentes, relacionando-se de forma directa a saúde e a ocupação, bem como o uso terapêutico de actividades, ou apenas do movimento, como forma de tratamento de doenças. O objectivo do Terapeuta Ocupacional é ajudar as pessoas de todas as idades a alcançar o máximo de independência nas suas ocupações do dia-a-dia e nas suas actividades significativas, utilizando adaptações, para melhorar a sua qualidade de vida.Para tal, estuda os factores que influenciam a ocupação humana, intervindo, em situações que comprometam, ou coloquem em risco um desempenho ocupacional satisfatório e consequentemente, restrinjam a sua actividade e participação.

Na sua abordagem, avalia e intervém ao nível da pessoa, da ocupação e do ambiente, de acordo com os seus valores, promovendo a participação activa desta e da família no programa de intervenção, tendo em conta a seu projecto de vida. Actua integrada em equipas multidisciplinares, com total autonomia em complementaridade com os restantes elementos da equipa. Para tal o Terapeuta Ocupacional tem que ter:

» Criatividade

» Motivação

» Capacidade de adaptação

» Capacidade de escuta

» Capacidade de encorajamento

Com as mudanças que a própria sociedade tem vindo a sofrer e consequentemente novas necessidades da comunidade e do sistema de saúde; as áreas de intervenção da Terapia Ocupacional, são cada vez mais alargadas, não se restringindo aos Hospitais, tal como acontecia à uns anos atrás.Os Terapeutas Ocupacionais intervêm em vários áreas de intervenção, tais como:

» Nas Disfunções Neurológicas e Ortopédicas, trabalhando com Traumatismos Cranianos, Acidentes Vasculares Cerebrais, Artrite Reumatóide, Amputados, Esclerose Múltipla, entre outras, em Hospitais Centrais e Especializados, Centros de Saúde, Clínicas Privadas.

» Com Idosos, em Lares de 3ª idade, Centros de dia, e trabalho domiciliário intervindo directamente com doenças como o Parkinson, Alzheimer, Estados demenciais.

» Nos Hospitais Psiquiátricos, com doentes que sofrem de Esquizofrenia, Depressão.

» Em Instituições de Apoio à Toxicodependência e Alcoolismo.

» Em Centros Prisionais.

» Na área de Pediatria, intervindo com crianças com Hiperactividade, Atrasos de Desenvolvimento, Deficiência Motora e Mental, Dificuldades de Aprendizagem e Disfunções Sensoriais.

» Podem ser integrados em Hospitais, em equipas de intervenção precoce, Centros de Saúde, Instituições para pessoas com deficiências (CERCI's, APPACDM, APPC, etc).

» Na área de Ensino e de Investigação, que cada vez mais é um campo aberto para ser explorado e um grande desafio para muitos Terapeutas Ocupacionais.


Sem dúvida que a Terapia Ocupacional é cada vez mais uma profissão em grande desenvolvimento, quer ao nível Nacional, quer ao nível Mundial.Em Portugal foi considerada no relatório do Grupo de Missão do Ministério da Saúde como uma das poucas profissões com tendência a crescer nos próximos anos.É sem dúvida, através de gestos simples que se faz o trabalho da Terapia Ocupacional, tendo sempre como missão, acrescentar vida aos anos e não anos à vida."




Eu pura e simplesmente não conseguiria dizer melhor e tão sucintamente. Agradeço todos os comentários deixados pelos visitantes até agora e agradeço que todos os vão deixando para que consiga cada vez mais fazer deste um blog de mudança para todos nós!


Ocupacionalmente!

4 comentários:

Cris disse...

Olá!

Vim retribuir sua viaista ao meu blog e gostei muito de ver a foto da Eloisa no seu, ela é um xemplo da importância da T.O no tratamento de uma doença degenerativa.

Marina Ornelas disse...

Olá!!! Entrei nesse blog por acaso e me surpreendi com o conteudo do texto. Sou e amo ser Terapeuta Ocupacional,e quero cada dia mais divulgar nossa linda e importante profissão!
Parabéns! A T.O precisa de profissionais assim.... que defendem e mostram do que somos capazes para melhorar a qualidade de vida das pessoas que precisam!!!
SP/ Brasil

Maria disse...

Esta e uma explicacao muito clara, objetiva e muito instrutiva. Espero que coloquem mais artigos como fazer terapia para criancas com autismo. Obrigada.

Anónimo disse...

Alguem me sabe dizer quanto é o salário de TO?