quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Um exemplo prático

Já chegámos às 400 visitas...E continuamos a crescer! Para que este blog continue a ser cada vez mais de todos nós,deixem sempre comentários e passem a palavra!

Hoje deixo-vos um caso prático (mesmo muito geral ) de como uma intervenção com um terapeuta ocupacional pode auxiliar cada utente. Espero com este caso conseguir dar uma imagem mais prática de como algumas actividades da vida diária podem ser adaptadas para um maior grau de autonomia e satisfação do utente, algo que é feito por um terapeuta ocupacional. Estes são conselhos que se adequam a quem sofra de artrite reumatóide embora possa também ser adequado para outros tipos de problema, tudo isto tendo sempre em conta cada caso como foi referido nas mensagens anteriores deste blog.

Num caso específico de artrite reumatóide estão afectadas principalmente as articulações, não podemos esquecer alguns conselhos que vos podem ser úteis, como forma de as proteger:

» Distribua a carga;

» Evite posições estáticas;

» Evite posições de risco;

» Use cada articulação na sua posição mais estável;

» Use as grandes articulações (por exemplo, os ombro);

» Evite acções repetitivas...limite as tarefas;

» Adopte uma boa postura;

» Mantenha um peso adequado;

»Seleccione produtos úteis, tais como, rodas ou alavancas, equipamento ultra leve e eléctrico;

» Use ajudas técnicas.

Tendo em conta as actividades de higiene pessoal, o banho poderá ser tomado sentado (dependendo do grau da patologia), devem ser usados cabos longos para evitar movimentos de grande amplitude das articulações, e varões na banheira, para se poder apoiar.


Também na Higiene Pessoal, podem ser utilizados alteadores de sanita para evitar movimentos de grande amplitude das ancas, barras de suporte e cabos grossos nas escovas de dentes, giletes, pentes,etc (relembro que em cada caso se deve ter em conta sempre o grau em que se encontra a doença).

Por hoje deixo simplesmente estes exemplos (relembro que são mesmo muito gerais) ao nível da higiene pessoal para um utente com artite reumatóide. Todos estes conselhos/alterações podem ser feitos pelo terapeuta ocupacional tendo em conta as necessidades e motivações de cada utente. Este é apenas um dos trabalhos que pode ser desenvolvido por um terapeuta ocupacional, a adaptação do ambiente física do utente para promover uma maior autonomia e satisfação.

Na próxima mensagem continuarei com mais algumas dicas para esta população, mas agora em termos de ajudas no vestuário, na alimentação e em algumas tarefas domésticas.
Continuem a comentar! E muito obrigado.

Ocupacionalmente!

4 comentários:

Anónimo disse...

Olá!
Aqui mais uma vez me encontro à descoberta de novidades sobre a TO e os TO's.
Não tinha noção de que era com um TO que se ajustavam os vários equipamentos às diferentes patologias.
Gostei! Acho importante mostrar o papel dos TO na vida dos doentes com artrite reumatóide e espero que mais tarde também de outras patologias, que requerem cuidados especiais. A doença de Alzheimer, creio que podia ser uma delas. Visto, ser uma das patologias que mais se está no nosso país.
Bem, com certeza haverá muitas mais e seriam precisas muitas paginas para dar conselhos sobre todas.
Mas a pouco e pouco há-de se falar de todas. Assim espero!
Continuação de bom trabalho TO!
Até logo!
Beijo grande Amigo.
****

Anónimo disse...

Vejo neste blog algo que é raro nestes dias que correm: uma paixão. É notável a expressividade com que retratas um assunto que provavelmente virás a seguir no futuro (já o fazes), e é especialmente brilhante como consegues transmitir esse teu sentimento a quem lê estes textos. Gostei muito do blog e acho que estás definitivamente no caminho certo, apesar de achar que ainda tens muito mais para dizer.

Peço desculpas por não ter comentado mais cedo, mas tem sido impossível.. ;)

Excelente trabalho bro
Um grande abraço

Lurdes disse...

Olá amigo, só hoje tive tempo de passar aqui no blog. Os meus parabéns, aqui está bem patente o que é ter paixão pela profissão :) Estudar só não chega!! É preciso MOSTRAR!!

Saudações terapêuticas aqui da fisio ;P Continua! **

Luísa disse...

Olá. Passei pelo teu blog para te dizer que na revista activa deste mês saiu um artigo sobre a Terapia Assistida por Animais, visita o blog. Entretanto, queria fazer-te um convite: queres escrever alguma coisa para o blog da fun sobre o trabalho da TO neste tipo de terapia?