quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Um exemplo prático

Já chegámos às 400 visitas...E continuamos a crescer! Para que este blog continue a ser cada vez mais de todos nós,deixem sempre comentários e passem a palavra!

Hoje deixo-vos um caso prático (mesmo muito geral ) de como uma intervenção com um terapeuta ocupacional pode auxiliar cada utente. Espero com este caso conseguir dar uma imagem mais prática de como algumas actividades da vida diária podem ser adaptadas para um maior grau de autonomia e satisfação do utente, algo que é feito por um terapeuta ocupacional. Estes são conselhos que se adequam a quem sofra de artrite reumatóide embora possa também ser adequado para outros tipos de problema, tudo isto tendo sempre em conta cada caso como foi referido nas mensagens anteriores deste blog.

Num caso específico de artrite reumatóide estão afectadas principalmente as articulações, não podemos esquecer alguns conselhos que vos podem ser úteis, como forma de as proteger:

» Distribua a carga;

» Evite posições estáticas;

» Evite posições de risco;

» Use cada articulação na sua posição mais estável;

» Use as grandes articulações (por exemplo, os ombro);

» Evite acções repetitivas...limite as tarefas;

» Adopte uma boa postura;

» Mantenha um peso adequado;

»Seleccione produtos úteis, tais como, rodas ou alavancas, equipamento ultra leve e eléctrico;

» Use ajudas técnicas.

Tendo em conta as actividades de higiene pessoal, o banho poderá ser tomado sentado (dependendo do grau da patologia), devem ser usados cabos longos para evitar movimentos de grande amplitude das articulações, e varões na banheira, para se poder apoiar.


Também na Higiene Pessoal, podem ser utilizados alteadores de sanita para evitar movimentos de grande amplitude das ancas, barras de suporte e cabos grossos nas escovas de dentes, giletes, pentes,etc (relembro que em cada caso se deve ter em conta sempre o grau em que se encontra a doença).

Por hoje deixo simplesmente estes exemplos (relembro que são mesmo muito gerais) ao nível da higiene pessoal para um utente com artite reumatóide. Todos estes conselhos/alterações podem ser feitos pelo terapeuta ocupacional tendo em conta as necessidades e motivações de cada utente. Este é apenas um dos trabalhos que pode ser desenvolvido por um terapeuta ocupacional, a adaptação do ambiente física do utente para promover uma maior autonomia e satisfação.

Na próxima mensagem continuarei com mais algumas dicas para esta população, mas agora em termos de ajudas no vestuário, na alimentação e em algumas tarefas domésticas.
Continuem a comentar! E muito obrigado.

Ocupacionalmente!

quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Um testemunho de uma terapeuta ocupacional

Após a sugestão de um visitante deste blog,achei interessante pedir a uma terapeuta ocupacional (que também é uma grande amiga) que me (d)escrevesse como foi o seu 1º contacto com a Terapia Ocupacional e o que significa hoje para ela ser terapeuta ocupacional. Aqui fica desde já o meu agradecimento para ela, por ter disponibilizado um bocado do seu tempo para escrever estas palavras para partilhar com quem nos visita.
Passo então a transcrever o testemunho:

"Foi em 2003 que tive o primeiro contacto com a Terapia Ocupacional, quando iniciei o curso na Escola Superior de Saúde do Alcoitão. Até aqui também me era um curso desconhecido, uma profissão que nunca ouvira falar. Mas, durante o primeiro ano académico consegui perceber a importância dos terapeutas ocupacionais na vida das pessoas. A cada dia que passava, ficava mais apaixonada por esta profissão, e sempre pensei que era realmente o que queria fazer da vida, era o curso que eu queria, mas sem ter conhecimento, anteriormente, da existência do mesmo.
Quatro anos se passaram, explicando a conhecidos e amigos o que era a Terapia Ocupacional, que todos perguntavam “Mas o que é isso?”. Cabe a cada um de nós, terapeutas ocupacionais, fazer a diferença, mostrar a diferença… não somos Fisioterapeutas, não somos Ajudantes de lar nem Animadores culturais… SOMOS TERAPEUTAS OCUPACIONAIS… capacitamos as pessoas para as ocupações que lhe são significativas, adaptamos actividades, damos a autonomia e qualidade de vida… actuamos em qualquer idade ou patologia, porque usamos uma abordagem centrada no cliente e reabilitamos para a OCUPAÇÃO…"

Joana Pinto, Terapeuta Ocupacional

Agradeço também a quem tem possibilitado o crescimento deste blog e a quem tem passado o link a todos quantos conhece. Em 5 dias chegámos às 200 visitas!! Peço-vos que COMENTEM SEMPRE cada mensagem colocada aqui no blog para que este continue a ser um espaço cada vez mais apelativo e interessante para todos que por aqui passam.

Ocupacionalmente!

terça-feira, 18 de setembro de 2007

Cada esforço dirigido para atingir a autonomia pessoal

Uma vez mais um muito obrigado por tudo o que têm dito deste blog e da força que têm dado...Em 4 dias chegámos aos 160 visitantes e isso para mim (e ainda mais para a TO)é uma grande vitória! Continuem a deixar os vossos comentários porque são a única forma que tenho de saber o que levam da vossa visita a este blog! Conto convosco!

Hoje deixo-vos um filme que foi realizado com uma criança que sofreu uma amputação de um membro superior e o trabalho realizado pela terapeuta ocupacional na realização de uma tala para permitir uma maior autonomia deste utente e,consequentemente,um maior envolvimento deste nas actividades do brincar,etc. Pode chocar algumas pessoas encarar estas realizades,mas também é importante que no meio de tudo o que tenho escrito atrás nas últimas mensagens que as pessoas percebam que temos casos muito complicados de lidar em termos afectivos/psicológicos mas tem de haver uma capacidade para encarar e trabalhar com cada caso que nos procure, seja ele qual for...Porque acima de cada doença, temos de ver que temos à nossa frente um ser humano que depende das suas ocupações! Esperem pelo fim do filme...Vai valer a pena ver a felicidade da criança quando utiliza a tala feita pela terapeuta!



De referir ainda que tudo o que é observado e feito neste vídeo acontece no departamento de terapia ocupacional e é feito por uma terapeuta ocupacional.
Continuem a anunciar o blog e a comentar SEMPRE!

Ocupacionalmente!

segunda-feira, 17 de setembro de 2007

"Nós somos aquilo que fazemos, e deixamos de ser aquilo que deixamos de fazer"

E passados perto de 3 dias já recebemos a visita de 85 pessoas neste blog...Aqui fica um muito obrigado a todos os que por aqui passam! Passem o link do blog aos vossos contactos, é importante para que possamos crescer e esclarecer o maior número possível de pessoas sobre o que somos e o que fazemos...Aliás,foi para isso que este blog foi criado. Conto convosco!

Deixo-vos hoje um vídeo criado, tal como este blog, para dar a conhecer a TO e o trabalho realizado por nós!



Só dura dois minutos mas diz-nos em poucas imagens mais do que mil palavras e explicações que eu pudesse colocar aqui...

Comentem SEMPRE que passarem por cá para que possamos melhorar e criar um blog cada vez melhor. Fico à espera do vosso feedback!

Ocupacionalmente!

sábado, 15 de setembro de 2007

Um resumo perfeito!


Hoje, e pela 2ª vez neste blog, fala-se um pouco mais desta profissão que é a Terapia Ocupacional, como forma de a dar a conhecer cada vez mais a toda a gente! Já tivemos em menos de um dia cerca de 25 visitas e espero que todas elas tenham ganho por terem passado por cá. Encontrei hoje um artigo que achei importante para partilhar convosco, visto completar aquilo que vos tentei transmitir ontem. Espero que vos diga tanto como me disse a mim! Vou então passar a transcreve-lo:

"Terapia Ocupacional » A História de uma Profissão em Expansão

Dra. Andrea Pinto – Terapeuta Ocupacional
Data: 2006-03-28

Desde os inícios da história que a ocupação faz parte integrante do ser humano e foi através dela que este se desenvolveu. A Terapia Ocupacional desenvolve-se baseada num conceito central – A Ocupação como meio de tratamento. Na realidade, ao longo da história da Humanidade constata-se que sempre foi dado especial relevo ao uso de ocupações como meio de tratar os doentes, relacionando-se de forma directa a saúde e a ocupação, bem como o uso terapêutico de actividades, ou apenas do movimento, como forma de tratamento de doenças. O objectivo do Terapeuta Ocupacional é ajudar as pessoas de todas as idades a alcançar o máximo de independência nas suas ocupações do dia-a-dia e nas suas actividades significativas, utilizando adaptações, para melhorar a sua qualidade de vida.Para tal, estuda os factores que influenciam a ocupação humana, intervindo, em situações que comprometam, ou coloquem em risco um desempenho ocupacional satisfatório e consequentemente, restrinjam a sua actividade e participação.

Na sua abordagem, avalia e intervém ao nível da pessoa, da ocupação e do ambiente, de acordo com os seus valores, promovendo a participação activa desta e da família no programa de intervenção, tendo em conta a seu projecto de vida. Actua integrada em equipas multidisciplinares, com total autonomia em complementaridade com os restantes elementos da equipa. Para tal o Terapeuta Ocupacional tem que ter:

» Criatividade

» Motivação

» Capacidade de adaptação

» Capacidade de escuta

» Capacidade de encorajamento

Com as mudanças que a própria sociedade tem vindo a sofrer e consequentemente novas necessidades da comunidade e do sistema de saúde; as áreas de intervenção da Terapia Ocupacional, são cada vez mais alargadas, não se restringindo aos Hospitais, tal como acontecia à uns anos atrás.Os Terapeutas Ocupacionais intervêm em vários áreas de intervenção, tais como:

» Nas Disfunções Neurológicas e Ortopédicas, trabalhando com Traumatismos Cranianos, Acidentes Vasculares Cerebrais, Artrite Reumatóide, Amputados, Esclerose Múltipla, entre outras, em Hospitais Centrais e Especializados, Centros de Saúde, Clínicas Privadas.

» Com Idosos, em Lares de 3ª idade, Centros de dia, e trabalho domiciliário intervindo directamente com doenças como o Parkinson, Alzheimer, Estados demenciais.

» Nos Hospitais Psiquiátricos, com doentes que sofrem de Esquizofrenia, Depressão.

» Em Instituições de Apoio à Toxicodependência e Alcoolismo.

» Em Centros Prisionais.

» Na área de Pediatria, intervindo com crianças com Hiperactividade, Atrasos de Desenvolvimento, Deficiência Motora e Mental, Dificuldades de Aprendizagem e Disfunções Sensoriais.

» Podem ser integrados em Hospitais, em equipas de intervenção precoce, Centros de Saúde, Instituições para pessoas com deficiências (CERCI's, APPACDM, APPC, etc).

» Na área de Ensino e de Investigação, que cada vez mais é um campo aberto para ser explorado e um grande desafio para muitos Terapeutas Ocupacionais.


Sem dúvida que a Terapia Ocupacional é cada vez mais uma profissão em grande desenvolvimento, quer ao nível Nacional, quer ao nível Mundial.Em Portugal foi considerada no relatório do Grupo de Missão do Ministério da Saúde como uma das poucas profissões com tendência a crescer nos próximos anos.É sem dúvida, através de gestos simples que se faz o trabalho da Terapia Ocupacional, tendo sempre como missão, acrescentar vida aos anos e não anos à vida."




Eu pura e simplesmente não conseguiria dizer melhor e tão sucintamente. Agradeço todos os comentários deixados pelos visitantes até agora e agradeço que todos os vão deixando para que consiga cada vez mais fazer deste um blog de mudança para todos nós!


Ocupacionalmente!

sexta-feira, 14 de setembro de 2007

A primeira de muitas mensagens!

Nasce hoje este blog...Talvez mais um entre os tantos já existentes no mundo cibernautico,mas este com a pequena esperança de fazer a diferença! Sou apenas um aluno de Terapia Ocupacional (TO) em Portugal que quer, juntamente com todos os que estão dispostos a isso, dar a conhecer ao mundo que ainda não nos conhece, aquilo que somos e fazemos.

Assim sendo, a razão pelo qual criei este blog foi para dar a conhecer a Terapia Ocupacional e tudo o que se relaciona com esta profissão. Esta profissão já existe em Portugal há mais de 40 anos, mas ainda hoje é desconhecida pela grande parte da população, que ainda hoje tem dificuldades em distinguir-nos da Fisioterapia. Existem actualmente 2 escolas em Portugal onde é leccionado este curso (Escola Superior de Saúde do Alcoitão e Escola Superior de Tecnologia da Saúde no Porto) e existem cá já mais de 1200 terapeutas formados e todos em actividade nas mais diversas áreas (Reabilitação Física,Psiquiatria e Deficiência Mental,desde Pediatria até à Geriatria).

Usando definições do ministério da saúde, a terapia ocupacional é uma técnica de diagnóstico e terapêutica, tendo como função a “avaliação, tratamento e habilitação de indivíduos com disfunção física, mental, de desenvolvimento, social e outras, utilizando técnicas terapêuticas integradas em actividades seleccionadas consoante o objectivo pretendido e enquadradas na relação terapeuta/utente; prevenção da incapacidade, através de estratégias adequadas com vista a proporcionar ao indivíduo o máximo de desempenho e autonomia nas suas funções pessoais, sociais e profissionais e, se necessário, o estudo e desenvolvimento das respectivas ajudas técnicas, em ordem a contribuir para a melhoria da qualidade de vida.”
(Decreto – Lei n.º 564/99, de 21 de Dezembro art. 5º)

De uma forma mais simples, em terapia ocupacional temos a missão de, através uma intervenção centrada na pessoa (tendo em conta os seus interesses,valores,etc), fazer uma reabilitação a qualquer nível para que esta consiga envolver-se de forma satisfatória e significativa nas actividades do seu dia a dia (que podem ser de lazer,de productividade ou de auto-cuidados).

Para já, e para não tornar esta primeira partilha muito chata, despeço-me com cumprimentos para todos os que são TO's e para os que acreditam na nossa profissão.

Para os visitantes mais curiosos e a querer mais, deixo só um um link para verem um vídeo no youtube feito por um terapeuta ocupacional na América com o objectivo de divulgar a profissão. Acreditem, vale a pena ver e é um incentivo para que algo do género comece a ser feito em Portugal para que comecemos a ser reconhecidos pelo nosso trabalho cada vez mais necessário.
O link é o seguinte: http://www.youtube.com/watch?v=IIxBabhz_zw

Deixo uma frase deste filme que resume muita coisa do que tentei explicar atrás:

Occupational Therapy - Skills for the job of living!

Ocupacionalmente!