Hoje deixo-vos um caso prático (mesmo muito geral ) de como uma intervenção com um terapeuta ocupacional pode auxiliar cada utente. Espero com este caso conseguir dar uma imagem mais prática de como algumas actividades da vida diária podem ser adaptadas para um maior grau de autonomia e satisfação do utente, algo que é feito por um terapeuta ocupacional. Estes são conselhos que se adequam a quem sofra de artrite reumatóide embora possa também ser adequado para outros tipos de problema, tudo isto tendo sempre em conta cada caso como foi referido nas mensagens anteriores deste blog.
Num caso específico de artrite reumatóide estão afectadas principalmente as articulações, não podemos esquecer alguns conselhos que vos podem ser úteis, como forma de as proteger:
» Distribua a carga;
» Evite posições estáticas;
» Evite posições de risco;
» Use cada articulação na sua posição mais estável;
» Use as grandes articulações (por exemplo, os ombro);
» Evite acções repetitivas...limite as tarefas;
» Adopte uma boa postura;
» Mantenha um peso adequado;
»Seleccione produtos úteis, tais como, rodas ou alavancas, equipamento ultra leve e eléctrico;
» Use ajudas técnicas.
Tendo em conta as actividades de higiene pessoal, o banho poderá ser tomado sentado (dependendo do grau da patologia), devem ser usados cabos longos para evitar movimentos de grande amplitude das articulações, e varões na banheira, para se poder apoiar.

Também na Higiene Pessoal, podem ser utilizados alteadores de sanita para evitar movimentos de grande amplitude das ancas, barras de suporte e cabos grossos nas escovas de dentes, giletes, pentes,etc (relembro que em cada caso se deve ter em conta sempre o grau em que se encontra a doença).

Por hoje deixo simplesmente estes exemplos (relembro que são mesmo muito gerais) ao nível da higiene pessoal para um utente com artite reumatóide. Todos estes conselhos/alterações podem ser feitos pelo terapeuta ocupacional tendo em conta as necessidades e motivações de cada utente. Este é apenas um dos trabalhos que pode ser desenvolvido por um terapeuta ocupacional, a adaptação do ambiente física do utente para promover uma maior autonomia e satisfação.
Na próxima mensagem continuarei com mais algumas dicas para esta população, mas agora em termos de ajudas no vestuário, na alimentação e em algumas tarefas domésticas.
Continuem a comentar! E muito obrigado.
Ocupacionalmente!